9 de outubro de 2009

SKATEBOARDING


Caraca, esqueci de postar aqui esses dias x.x /soulerda

mais então, vou começar a escrever um pouco maais "certinho",
pqe não da pra entender palavras todas bagunçadas :p
mais, to postaando hoje de manhã
e a noite taaalvez posto de novo :D

Hoje vou postar um pouco sobre SKATE, como "prometido" no meu ultimo post :)


O skate é formado por 6 peças, todas fundamentais para um bom funcionamento, são elas:

1 Shape (prancha superior)
1 Par de Truck (eixo)
4 Rodinhas
8 Rolamentos
8 Parafusos
1 Lixa auto adesiva
Shape
É a prancha de madeira que serve como base para as manobras. Composto por madeira leve e resistente (Mapple por exemplo) disposto em folhas. Existem hoje vários tipos, com pouco ou muita inclinação, ou com pouca ou muita largura, podendo escolher-se o que mais se adequa a cada tipo de manobras e estilo!

Nose
A parte da frente do shape. Depois do truck dianteiro. O oposto de tail.

Tail
É a parte de trás do shape.

Trucks
São os eixos do skate a parte de metal.

Base
Parte dos trucks que ficam parafusadas ao shape. Na base está fixado o eixo, que tem movimento e segura as rodas.

Rodas
São feitas geralmente de Poliuretano ou de Uretano. Possuem duas cavidades, uma de cada lado, onde são dispostos os rolamentos (de medida 608). Variam muito quanto ao tamanho. Eram utilizadas rodas mais macias e maiores nas décadas de 70 e 80. Na década de 90, com o "boom" do street skate, elas diminuíram de tamanho, chegando a medir somente 45 mm. E também se tornaram mais duras. Atualmente estão num estágio intermediário, com tamanhos que variam entre 50 e 60 mm, e dureza entre 97 a 103 a.

Rolamento
Permitem as rodas girarem livremente e portanto o deslize do skate no solo. São confeccionados de ligas de aço e possuem diversas marcas. Existe uma classificação ABEC, que classifica o rolamento quanto a sua precisão nas dimensões. Uma espécie de certificação de engenharia. Portanto essa certificação ABEC por si própria não classifica os rolamentos quanto os quesitos durabilidade e velocidade. Essas características dependem da qualidade dos componentes, como esferas, gaiolas, lubrificação etc. É perfeitamente possível que um rolamento ABEC 3 de determinada marca corra e dure mais que um ABEC 7 de outra marca por exemplo. Existem também rolamentos sem certificação ABEC porém de marcas conceituadas, como os da "Bones".

Parafusos
Responsáveis por fixar os trucks ao shape. São quatro em cada truck, somando um total de oito parafusos.

Lixa
Fica aderia à superfície do shape, fazendo com que aumente o atrito entre o calçado e o shape do skate, possibilitando assim a execução de manobras e impedindo que o calçado deslize involuntariamente sobre o shape. Na maioria das vezes é feito em aço, por ter como caracteristica sua resistencia.

Para montar um skate, basta:
1º colar a lixa no shape
2º parafusar, o truck, com os parafusos no shape
3º colocar os rolamentos, nas 4 rodinhas, dois em cada
4º colocar as rodinhas, em uma em cada ponta de track
5º apertas as porcas

Dicas:
1º não apertar muito os parafusos, de base, porque pode quebrar, o shape.
2º não apertar muito os parafusos, que seguram as rodinhas, pos se estiver muito apertado, pode interromper no desempenho
Agora aqui, vou colocar algumas das modalidades do SK8, umas mais "populares" entre os skaters:


Street Skate
o skate de rua (street skate), os praticantes utilizam a arquitetura da cidade, por exemplo bancos, escadas e corrimãos (elementos do mobiliário urbano) como obstáculos para executar suas manobras e se expressar.
Em campeonatos dessa modalidade o skatista tem em média um minuto para se apresentar em uma área de competição que geralmente imita elementos da arquitetura das cidades.
O street skate de alto nível de dificuldade acontece principalmente nas ruas, sem envolver nenhuma competição. Esse tipo de skate pode ser visto em revistas e vídeos especializados.

FreeStyle
Modalidade onde o skatista apresenta várias manobras em sequência, geralmente no chão. Cada skatista efetua suas comibações em um tempo pré-estipulado. Foi o ponta pé do skate moderno. Hoje esta modalidade está praticamente extinta, mas está voltando aos poucos.

Down Hill
Descidas e ladeiras são os palcos para os skatistas que praticam o downhill. Sempre equipados de capacete e equipamentos de segurança o skatista desce ladeiras íngrimes. Existem ladeiras em que os atletas atingem mais de 110 km/h, onde equipamentos como macacão e luvas de couro, capacete fechado são indispensáveis.

Vertical
A modalidade vertical é praticada em uma pista com curvas (transições), com 3,40m ou mais de altura, três metros de raio e quarenta centímetros de verticalização, geralmente possuem extensões. A pista, que apresenta a forma de U, é chamado de half-pipe e pode ser feita de madeira ou concreto.

Banks
Uma variação dos bowls, mas não possuindo vertical e com altura geralmente até 2,50 m.
É uma das modalidades mais democráticas do Skate, pois é praticada por adeptos de Street, vertical, mini-ramp, longboard e downhill, como também por crianças, jovens e adultos.
No Brasil foi bastante popular no meio dos anos 80 e recentemente, há três anos, voltou ao auge com a construção de dezenas destas pistas.

Big Air
Modalidade criada por Danny Way que foi adotada e atualmente é a principal competição dos X-Games. Colocando modalidades que também refletem parte do que os skatistas querem mostrar para o mundo, como o fim da disputas do "skate park" e mostrar disputas de "street skate", em obstáculos que verdadeiramente reproduzem o que os skatistas de street fazem.

Mini Rampas
As mini rampas são populares em todo o mundo, pois devido a pouca altura que elas possuem, as manobras são executadas com uma maior facilidade. Nesta modalidade, a uma mistura de street com vertical.
Na realidade as mini ramps são um mini half pipe, onde as paredes não chegam ao vertical. Elas variam de 1 a 2 metros e 10 cm de altura. São excelente para se aprender manobras, principalmente as que utilizam bordas, onde o eixo ou as rodas, permanecem em contato com o coping (detalhe de acabamento feito por um cano, inspirado nas piscinas americanas de fundo de quintal).
Essas pistas são facilmente construídas. O risco de se machucar em uma manobra é bem pequeno e é uma prática necessária para a evolução de qualquer skatista.

Overall (Englobado com o universo do esporte)
No skate a palavra Overal significa: andar em todas as modalidades, ser pleno no esporte, praticar o Vertical, street e o Down Hill.

Alguns skatistas realmente overais na historia do skate brasileiro:
Renato Vasconcelos - Cupim
Rodrigo Meneses - Digo
Mauro Mureta
Daniel Kim
Mauricio Hubes


Então, aí está a matéria sobre o skate :)
Peguei tudo desse site aí que está nos crédito,
ou seja, se quiserem saber mais, visite o site haha'
tchaal pessoinhas, até mais tarde (euashu).

( eu mesma fiz o desenho ok u.ú *-* )

0 Comments:

Post a Comment